fbpx

Apartamento Retorno

Obra: Apartamento Retorno
Localização: Bigorrilho, Curitiba – PR
Área construída:  82,86 m²
Conclusão: 2021

A REFORMA

Retorno: termo que evoca não só um deslocamento no espaço tátil, como um mergulho em uma temporalidade nostálgica. Retornar, enquanto ato, é sempre um trinómio de “quem”, “onde” e “quando”. Por isso, a missão de criar esse impacto de voltar às origens deve ser ainda mais cautelosa, pois cada novo pedacinho de parede deve abrir caminhos para um novo regresso a si mesmo.

A família desse apartamento, mesmo saindo, nunca esqueceu de seu imóvel no Bigorrilho, em Curitiba, bem localizado e com uma ótima planta baixa. Os anos se passavam e o interesse de reformar e voltar ao local, agora alugado, crescia. Depois de algumas pesquisas, a Tulli foi contratada para aproveitar o máximo dos interiores e modernizar a residência definitiva.

O projeto, além de modernizar e suavizar o espectro estético com repaginação da iluminação e distribuição de armários, bancadas e eletrodomésticos, teve como foco a revitalização das áreas de convívio, deixando-as mais agradáveis e funcionais tanto para o dia-a-dia como também na recepção de eventuais visitas. A inspiração da reforma teve como objetivo agregar a bela vista da cidade de Curitiba e seu vasto céu azulado em dias ensolarados às dependências internas da habitação.