Lounge Corporativo: O Contraste E A Beleza Nas Imperfeições 

branco e o preto. O claro e o escuro. O Yin e o Yang. O contraste é algo que impera na nossa vida e no mundo em que vivemosNão  as cores, mas as temperaturas, as sensações e as atitudes estão sempre em constraste com si mesmas. Muitos dos nossos projetos aqui na Tulli Studio sempre pautam o contraste como uma bússola, mas talvez nenhum projeto tenha trabalhado o contraste de maneira tão enfática como o nosso Espaço Corporativo – exclusivo para o evento – CASACOR Paraná 2021. 

Branco e Preto

Logo ao entrar  se deparamos com o conflito e ao mesmo tempo a harmonia entre o preto e o branco no nosso espaço. Além disso, a incidência de linhas retas em oposição as linhas diagonais é outra presença marcante no cerne do nosso projeto. Superfícies lisas se opõem à outras superfícies mais desiguais. O perfeito se opõe mas ao mesmo tempo também casa perfeitamente com o imperfeito”: Um conceito conhecido como Wabi Sabi. 

 

Beleza Imperfeita

Wabi Sabi é uma visão filosófica de mundo na cultura Japonesa. “Uma abordagem estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Muitas vezes descrita como a do belo que é “imperfeito, impermanente e incompleto” (Crowley, James and Sandra. Wabi Sabi Style. Gibbs Smith, 2001). Nossa abordagem criativa se baseia não  nesse conceito oriental como também no Yin Yang – Ou seja – os extremos que se complementam, a harmonia presente no contraste. 

 

O Espaço Em Detalhes: Bancada

O espaço é baseado em um ambiente corporativo, porém com uma atmosfera mais convidativa, mais aconchegante. Possuímos uma bancada – com linhas diagonais em preto e branco – que possui um tampo de mármore que passa a sensação de estar flutuando, ainda mais com o uso de luzes indiretas que aplicamos na peça. Aos olhos mais atentos, observa-se no topo da mesa “cernes” de luz avermelhada instalados sob o tampo, que trazem um tom mais quente para uma mesa mais fria. 

O Espaço Em Detalhes: Sala de Espera

À frente da bancada, encontra-se um espaço que se assemelha uma sala de espera, porém pouco convencional. A começar pelo tapete orgânico – sem forma definida – com presença de cores e semitons que conversa diretamente com a luminária suspensa sem formato definido, um elo de luzes que se assemelha até mesmo a uma clave de Sol presente em partituras musicais. Duas cadeiras acolchoadas de design minimalista são aliadas a um terceiro assento – uma cadeira flutuante cujo material transparente atua quase como uma lente alternativa para o nosso espaço. Além disso, duas mesas com apoios em semicírculos completam a “área de espera” com presença de recipientes apoiados um sobre o outro em desalinhamento. 

O Espaço Em Detalhes: Biofilia

Nas paredes perpendiculares aos espaços supracitados, a Tulli trouxe novamente um elemento que é característico em nossos trabalhos: A biofilia. 

Na parede mais distante à entrada, um extenso jardim vertical existe. Grades de arame que se apoiam por toda a extensão da parede são povoadas por vários cachepots (vasos de plantas agarrados à grade por meio de ganchos) os quais são preenchidos com espécies diversas de plantas em distribuição arbitrária e desalinhada. 

Na parede mais próxima da entrada possuímos uma bancada que, de certa forma, resume o cerne conceitual do nosso espaço como um todo. Uma bancada que trabalha com linhas diagonais e retas; preenchimento de cor que alterna entre o branco e o preto, quase como um tabuleiro de xadrez. Além disso, próximo ao centro da bancada temos um espaço com pedras brancas onde se ergue algo que apelidamos como “árvore da vida” – que representa os nossos valores de sempre convidar a natureza para dentro dos ambientes urbanos. Prateleiras com mobiliários decorativos e vasos de plantas completam esse ambiente. 

O Espaço Em Detalhes: RGB

Com o propósito de injetar mais “vida” ao nosso ambiente, além da presença de toda a vegetação, nós colocamos 3 holofotes com tonalidades fortes em RGB. Estes ficam parcialmente escondidos embaixo da bancada e eles ficam alinhados lado a lado porém com ângulos levemente diferentes. Esse desalinhamento angular dos holofotes gera um efeito de aberração cromática completamente hipnotizante. Ele pontua e expande luzes e sombras de maneira tão “exótica” que casa perfeitamente com todo o conceito de perfeições e imperfeições. E além disso, os visitantes quando cruzam em frente aos holofotes acabam gerando formas e sombras inusitadas, o que gera um engajamento interativo com quem entra no nosso espaço. 

Há muito o que se dizer sobre nosso Espaço Corporativo exclusivo para Casacor Paraná 2021. Seja os elementos de contraste, as linhas retas e diagonais, o efeito cromático de cores ou até mesmo a nossa visão de Integração do Perfeito com o Imperfeito. Mas se há uma coisa que podemos dizer com certeza, é que nesse projeto injetamos nossas energias, nossas inspirações e nossas paixões para atingir um resultado que – depois de uma longa jornada – nos enche de orgulho. 

Quer integração e modernização de seu projeto? Entre em contato conosco.

Leitura complementar: Reformar ou construir, o que é melhor?

Gostaria das melhores soluções para reformar com segurança e transparência? Gostaria de ampliação de espaços?

Fale com a gente!Integra

ção que vai além dos ambientes internos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *